Diante de tantas novas tecnologias, as empresas que adotam e se adaptam a elas o quanto antes ganham uma vantagem competitiva, visto que chamam mais atenção do público e melhoram seus processos. Um bom exemplo disso é a implantação dos bots. Saiba o que são, como funcionam e como podem ser um diferencial para sua empresa!
Se você pesquisar “passagem de avião para o Chile, ida e volta”, em poucos minutos, a maioria dos anúncios dentro dos sites, e até em suas redes sociais, serão sobre o mesmo tema pesquisado. Essa é uma das muitas maneiras como a tecnologia tem funcionado ultimamente.
Por meio da inteligência artificial e aprendizado das máquinas, os chatbots nasceram com o intuito de auxiliar o consumidor e otimizar processos da sua empresa, especialmente o atendimento ao cliente. Eles são responsáveis pelo contato inicial, solução de problemas mais simples e ainda agilizam o atendimento do SAC, vendas e muitos outros setores.
Eles são um grande potencial para a sua empresa ter um diferencial competitivo. Por isso, entenda melhor como funciona essa tecnologia e quais as vantagens oferecidas para o seu negócio.
Afinal, o que são os chatbots?
Os consumidores esperam respostas cada vez mais ágeis com atendimento em tempo integral e soluções rápidas para os seus problemas. Por isso, as empresas precisam se adaptar e oferecer esse tipo de solução para não perder espaço no mercado.
É nesse cenário que os chatbots se enquadram. Também conhecidos como robôs de atendimento ou assistentes virtuais, os chatbots funcionam como sistemas dotados de inteligência artificial. Eles oferecem um atendimento em tempo real e de forma coerente com as necessidades do usuário.
Eles facilitam a vida dos clientes, seja por meio do celular, aplicativos, sites ou redes sociais. De maneira inteligente e com o aprendizado da máquina, as interações são cada vez mais humanizadas e as soluções cada vez mais rápidas e eficientes.
Segundo um relatório da AI in Fintech, da Juniper Research, em todo o mundo, as empresas conseguirão reduzir custos operacionais em US$ 7,3 bilhões até 2023 só com o uso de chatbots.
Quais as vantagens dos bots dentro da empresa?
São inúmeras as vantagens que a sua empresa poderá aproveitar ao adotar os robôs de atendimento, conheça alguns deles:
Agilidade no atendimento
Com plataformas de atendimento automatizadas, a sua empresa pode lidar com um número maior de solicitações em período integral. Isso aumenta o volume de demandas solucionadas, o que significa maior satisfação por parte do cliente.
Fidelização de clientes
O autoatendimento facilita a interação com o cliente. Por meio dos bots, é possível evitar que o consumidor se irrite por não ter o seu problema solucionado com agilidade e acabe desistindo de efetuar uma compra.
Além de não se tornar um cliente fidelizado, a maioria das pessoas que não tem uma boa experiência com um atendimento tende a não recomendar a marca para os amigos e familiares.
Um bom atendimento é fundamental para que o cliente se sinta mais próximo da empresa e os bots são uma excelente opção para isso.
Redução de custos e aumento da produtividade
A substituição do atendimento humano agiliza as interações, facilita a resolução de demandas e acelera diversos processos. Dessa forma, você aumenta a produtividade e reduz custos para a organização.
No entanto, é importante lembrar que não são todos os casos que os robôs podem substituir a interação humana.
Diferencial competitivo
No mercado atual, os robôs de autoatendimento têm funcionalidade valiosa para as empresas. Com o atendimento automatizado, os profissionais podem focar no core business da sua empresa, o que aumenta a produtividade em diversos setores.
A facilidade no atendimento ao cliente também faz com que o consumidor se sinta especial para a marca, o que pode fazer com que ele prefira a sua organização ao invés das outras.
Se a sua empresa ainda não adaptou esse tipo de solução, este é o momento ideal para não ficar para trás. A Omega Digital oferece essa e outras soluções para otimizar diversos processos da sua empresa, entre em contato para saber mais.
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