Hoje em dia, tudo o que fazemos tem a interferência da tecnologia. É praticamente impossível fazer qualquer coisa sem o auxílio do celular, computador ou outro dispositivo tecnológico. As empresas também perceberam essa tendência, e começaram a investir na tecnologia até mesmo para realizar atendimentos através dos chatbots.
O que são Chatbots?
O termo ‘Chatbot’ nasceu através da junção das palavras inglesas ‘chatter’ (conversa) e ‘robot’ (robô). Seu objetivo é possibilitar o diálogo entre uma pessoa e uma máquina por meio de um chat, criando um recurso eficiente para o atendimento ao cliente nas empresas.
A ideia é que robôs ajam como representantes humanos da companhia no meio digital, respondendo perguntas, facilitando a experiência do consumidor e tirando as principais dúvidas dos usuários. Essa estratégia já é utilizada por diversas empresas e por redes sociais, como o Facebook e o Whatsapp.
O que possibilita que esses chatbots consigam manter uma conversa real com os usuários é um software de comunicação automatizada que conta com a inteligência artificial e o machine learning como seus principais pilares.
Através dessas tecnologias, o programa aprende mais com cada interação humana de modo que ele fique em constante desenvolvimento. O bot utiliza atendimentos passados para otimizar cada vez mais a interação com o cliente.
No cenário atual, o consumidor 4.0 valoriza mais um atendimento qualificado e uma experiência ágil, de modo que seu problema ou dúvida seja resolvido da melhor maneira, o mais rápido possível. Com os Chatbots, mais pessoas podem ser atendidas em um curto espaço de tempo.
Quais os benefícios dos Chatbots?
Os chatbots podem fornecer diversos benefícios para as empresas que decidem implantar esse método. Entre eles:
Agilidade no atendimento
Com o aumento diário de usuários da internet para experiências comerciais, o consumidor fica cada vez mais exigente com a agilidade do atendimento, já que ele precisa de uma resposta rápida em pouco tempo. Com os chatbots, as interações com os consumidores podem ser simultâneas, de modo que uma grande quantidade de mensagens pode ser enviada em pouco tempo.
Quando realizado com qualidade e agilidade, esse serviço pode ser fundamental para a atração de clientes e para sua retenção e fidelização. Os usuários possuem mais chances de recomendar a empresa e seus serviços quando o atendimento é eficiente.
Disponibilidade
Além de ágeis, os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com isso, o usuário terá um retorno assim que ele entrar em contato com a empresa, não importa o dia nem a hora. Essa disponibilidade reduz o tempo de espera do consumidor, o que é um aspecto positivo para a organização.
Se a demanda do consumidor necessitar de uma intervenção humana, ele será notificado e, assim que um técnico estiver disponível, ele terá a conclusão de seu atendimento.
Produtividade
Como o uso dos chatbots não exigem uma fila de espera para iniciar o atendimento ao cliente, a produtividade da empresa aumenta de forma considerável, já que a central de atendimento não se concentrará mais em demandas simples e dará atenção apenas a casos especiais.
Escalabilidade
Quando um atendimento é realizado por pessoas, conforme a organização cresce e adquire mais clientes, é necessário aumentar a equipe para conseguir acompanhar a alta demanda sem que a organização perca a qualidade. Os chatbots são escaláveis, portanto, não necessitam disso.
Flexibilidade
Os usuários podem iniciar e encerrar conversas na hora que desejarem. Os chatbots que se adequam ao tempo dele, e não o contrário. Essa flexibilidade torna o suporte ao consumidor mais acessível e pode proporcionar uma experiência digital melhor para ele.
Disponibilização de dados
O uso de dados dos clientes para elaboração de estratégias de marketing é uma prática usada há muito tempo no meio comercial. Os chatbots podem capturar e armazenar esses dados de forma automática, gerando ideias valiosas para futuras campanhas.
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