O mundo está em constante mudança, e junto com ele, a forma com que as pessoas consomem produtos e serviços também está sendo alterada. Utilizar a tecnologia como um meio de relacionamento com o cliente é um modelo de comunicação que está sendo cada vez mais aderido pelas empresas para garantir a confiabilidade com os consumidores. Esse é o primeiro pilar da transformação digital.
O atendimento ao cliente é uma frente muito importante nas empresas, pois é nele que o consumidor tem o primeiro contato com a organização. De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, 100% dos brasileiros afirmaram que o atendimento ao cliente define sua escolha de fidelização.
Quanto mais unificada for a comunicação da empresa com o seu cliente, maior a chance de ele se tornar um consumidor fiel.
O que é transformação digital?
A transformação digital é um processo em que as empresas investem em tecnologias avançadas para melhorar seus resultados no mercado competitivo, além de corresponder as expectativas e necessidades de clientes cada vez mais exigentes e críticos.
É possível definir a transformação digital como a inclusão de tecnologias digitais no ambiente de trabalho, com o objetivo de otimizar as práticas de contato e relacionamento com o consumidor.
Algumas dessas técnicas já estão sendo implantadas atualmente, como o uso de chatbots e inteligência artificial. Com os avanços tecnológicos de hoje em dia e o cliente ficando cada vez mais criterioso, é praticamente impossível uma empresa não aderir à transformação digital.
Qual seu impacto no atendimento?
Os clientes estão cada vez mais bem informados e exigentes, logo, a transformação digital impacta a forma como as empresas se comunicam com eles. Hoje em dia, o cliente não se importa apenas com o consumo do produto/serviço em si, mas também com a jornada que ele teve para adquiri-lo.
Um levantamento realizado em 15 países revela que mais de 80% dos clientes atuais consideram a experiência tão importante quanto os produtos e serviços ofertados pelas empresas. A boa experiência por meio do atendimento é essencial para o cliente.
Sendo assim, a transformação digital deve ser uma estratégia pensada de acordo com a cultura institucional da empresa e desenvolvida para o cliente e por ele, ou seja, tentar ao máximo corresponder suas necessidades e preferências.
A experiência do cliente deve ser o maior destaque nas estratégias de fidelização. As empresas precisam entender que seu público procura por informação e atendimento imediato em diversos canais. Para isso, existem vários facilitadores desenvolvidos exatamente para otimizar o contato com o cliente.
Entre esses facilitadores se encontram canais de contato como e-mail, chat, telefone e autoatendimento. O objetivo é que todos esses canais sejam integrados para solucionar as demandas dos clientes de maneira rápida e eficiente.
As empresas que se adaptam a esse cenário através da inserção de novas tecnologias em seus canais tendem a alcançar melhores resultados no mercado competitivo, crescendo cada vez mais e se destacando da concorrência.
Como a transformação digital vai inovar o atendimento?
Como dito acima, os clientes estão cada vez mais conscientes e exigentes na hora da compra. Isso porque eles tem mais acesso às informações, e por conta disso conseguem analisar feedbacks de outros consumidores, saber do histórico da empresa e comparar preços rapidamente pelo smartphone.
O aumento do poder de barganha dos clientes é um dos principais motivos para a transformação digital ser implementada cada vez mais rápido nas empresas.
A transformação digital é uma tendência cada vez mais presente que impacta pequenas, médias e grandes empresas. Para o atendimento ao cliente, se destacam as novas formas de se comunicar com eles, entre elas:
Chatbots
A Inteligência Artificial possibilitou o desenvolvimento de inúmeras ferramentas que otimizam o atendimento, entre elas, os chatbots. Esses agentes virtuais podem oferecer soluções para muitas solicitações dos clientes e aprimorar os processos de autosserviço.
Atendimento Omnichannel
Essa forma de atendimento consiste na integração de canais de comunicação da empresa. Para o contato com o cliente ser eficiente e promover boas experiências para os usuários, é necessário integrar os serviços de relacionamento.
Atendimento personalizado
O atendimento personalizado é aquele onde o cliente sente que sua necessidade está sendo atendida de forma eficiente. O consumidor não quer mais ser visto como apenas um número, mas sim como uma parte importante da organização.
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