Hoje em dia a comunicação é uma das partes mais importantes de uma empresa. É através dela que os colaboradores mantém uma boa relação e tomam decisões importantes para o futuro da companhia. Por conta disso, é de extrema importância que a comunicação de uma empresa seja unificada. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe.
O que é comunicação unificada?
O termo comunicação unificada é originado de unified communications (UC) e é usado para definir o uso de uma única plataforma onde todos os dispositivos tecnológicos de uma empresa fiquem unidos, permitindo o acesso de forma presencial ou remota, independente do lugar que seja acessado.
A UC é uma forma de integração das ferramentas de comunicação de uma empresa, com o objetivo de facilitar a troca de informações entre os colaboradores dentro da organização e, assim, fazer com que o trabalho de toda a equipe seja mais eficaz.
Uma reunião realizada por meio de uma videoconferência, por exemplo, pode contar com diversos participantes ao mesmo tempo, além de possuir o recurso de mensagens instantâneas.
A UC irá trabalhar com ferramentas de comunicação real-time e non-real-time, para que os colaboradores fiquem mais integrados e possam discutir ideias e trocar informações de qualquer lugar, a qualquer hora. Sendo assim, a UC permite manter uma conversa entre duas ou mais pessoas em mais de um meio de comunicação, o que promove uma troca de ideias linear e produtiva.
O Microsoft TeamsⓇ é um ótimo exemplo de uma plataforma de comunicação unificada, já que por meio dele é possível integrar toda a equipe através de mensagens e arquivos enviados instantaneamente, o que diminui ruídos de comunicação e torna a resolução de problemas mais ágil. Além disso, com a integração entre o Omega Voice e o Teams, os colaboradores podem utilizar o Microsoft Teams ® como meio de comunicação por voz com pessoas fora da organização.
Quais os benefícios da comunicação unificada?
O principal objetivo da UC é o aumento da agilidade na comunicação interna da empresa, o que pode facilitar a resolução de problemas corporativos, já que os colaboradores terão um canal aberto de comunicação entre si.
Além disso, os ruídos na comunicação serão reduzidos, visto que fica mais difícil que as informações não cheguem de um colaborador para outro. Isso pode otimizar os processos das empresas e reduzir erros que, consequentemente, diminuirá gastos desnecessários.
A comunicação unificada também otimiza o trabalho realizado pelo setor de TI da empresa, tendo em vista que é mais simples realizar a manutenção, avaliações e reparos nos equipamentos com um sistema centralizado de operação.
Quais as razões para a minha empresa adotar a comunicação unificada?
Se você ainda possui dúvidas sobre o porquê implementar a comunicação unificada na sua empresa, confira algumas razões para investir imediatamente nessa estratégia:
Redução de custos: Com um sistema de comunicação unificada, a empresa consegue reduzir significativamente os custos organizacionais. Essa economia acontece por conta da diminuição dos custos de gestão e telefonia.
Integração dos colaboradores: Com as multiplataformas da comunicação tradicional aderindo cada vez mais ao dinamismo atual, os colaboradores ficam cada vez mais integrados com o resto do time empresarial para solucionar problemas organizacionais o quanto antes.
Geração de negócios: Com processos integrados e colaboradores conectados entre si, a organização se torna mais eficiente em relação à geração de negócios. Com o dinamismo do mercado aumentando cada dia mais, o contato com o cliente final precisa ser mais rápido e ágil.
Flexibilidade: A comunicação unificada pode ser acessada online, o que possibilita que os colaboradores trabalhem tanto do escritório quanto home office, ou até mesmo em um lugar público, como um shopping ou aeroporto. Assim, a equipe fica mais ágil e produtiva.
Conheça o Omega Voice
O Omega Voice é uma plataforma de comunicação unificada para enterprises, call centers e SMB. Ele simplifica e integra os meios de emissão e recepção de mensagens e informações presentes na rotina dos colaboradores.
A plataforma é um sistema PABX (Private Automatic Branch Exchange), que deixa a comunicação entre os colaboradores mais efetiva e unificada, o que otimiza a produção e a agilidade do serviço e possui total integração com o Microsoft Teams ®.
Para usufruir dessa tecnologia da melhor maneira, conte com os profissionais altamente qualificados da Omega Digital para orientar quais são as melhores soluções para a sua empresa. Converse com um de nossos especialistas para saber mais.
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