Hoje, não basta simplesmente a sua empresa estar presente em todos os canais. É preciso oferecer um atendimento ágil, personalizado e oferecer soluções o mais breve possível. Por isso, é fundamental que o seu atendimento ao cliente evolua junto com as tecnologias. Saiba como otimizar o atendimento ao cliente na Era Digital!
O comportamento do consumidor mudou
Inteligência artificial, computação em nuvem, redes sociais, internet das coisas… A tecnologia evolui a cada dia. Essa crescente também modificou completamente as formas como nos comunicamos e pensamos.
Até não muito tempo atrás, o atendimento ao cliente era presencial, por telefone e, mais recentemente, por e-mail. Hoje, podemos contar com redes sociais, chatbots, WhatsApp e muito mais!
Atualmente, o Brasil possui dois dispositivos digitais por habitante, incluindo smartphones, notebooks e tablets. De acordo com dados da 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), são mais de 230 milhões de smartphones em uso no País.
Isso significa que praticamente tudo é feito através dos smartphones, desde as tarefas mais simples até as compras. É por isso que a sua empresa precisa estar preparada para atender esse consumidor cada vez mais exigente e imediatista.
Por falar em imediatismo, as relações cliente-empresa são um dos mindsets que passaram por transformações na Era Digital. Os clientes sabem que existem diversas tecnologias capazes de otimizar o atendimento, acelerar processos e reduzir a distância entre o consumidor e a marca. É justamente por isso que, se a sua empresa não se adaptar, acabará ficando para trás.
Uma pesquisa feita pela Microsoft mostrou que 59% dos brasileiros estão dispostos a esperar de 1 a 5 minutos ao contatar o atendimento ao cliente. Porém, a porcentagem cai para 7% quando questionados sobre esperar mais que 10 minutos.
Ainda na mesma pesquisa, cerca de 91% dos consumidores brasileiros afirmam que o atendimento ao cliente é fundamental para a fidelidade com a marca.
Como otimizar o atendimento ao cliente?
Primeiramente, é importante buscar ajuda de profissionais especializados e altamente capacitados para orientar a sua empresa. Esses profissionais serão capazes de apontar os principais erros e soluções para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa.
Conheça algumas das principais soluções indicadas:
Cloud Computing
O armazenamento em nuvem oferece facilidade, escalabilidade, segurança e agilidade para. Por meio do cloud computing, as soluções e arquivos ficam organizados e protegidos, independente da quantidade de dados.
Outra vantagem que esse serviço oferece é que o colaborador não se prende a um espaço físico ou a um único dispositivo. Ele pode acessar os arquivos de qualquer dispositivo, a qualquer hora e qualquer lugar, podendo atender o cliente de onde estiver.
Unified Communication
A comunicação unificada simplifica e integra os meios de emissão e recepção de mensagens e informações no dia a dia dos colaboradores.
Com ele, sua empresa utilizará uma comunicação unificada com toda a equipe de trabalho, em um workspace integrado e personalizado de acordo com as necessidades de sua firma.
Além disso, utilizando Microsoft Teams® e Omega Voice, os colaboradores gerenciam diversas conversas empresariais em um único ambiente. Assim, as informações ficam centralizadas na mesma plataforma, sem causar ruídos, atrasos ou falhas.
Digital Agent
Otimize a colaboração digital ao substituir o atendimento humano, aumentando a eficiência de atendimento. Ele é capaz de realizar vendas, cobranças, SAC e pesquisas de satisfação, de modo totalmente automático e eletrônico.
Uma solução completa e totalmente integrada a diversos canais de tecnologia, que otimiza a experiência do contact centers e aumenta o ROI da sua empresa.
A Omega Digital oferece essas e outras soluções para ajudar a sua empresa a se adequar à Era Digital. Converse com um de nossos especialistas para saber quais as melhores medidas para o seu negócio.
Gostou deste post? Tem mais alguma dica sobre como otimizar o atendimento ao cliente na Era Digital? Deixe nos comentários abaixo!