Antes vista apenas como uma área de suporte, a Tecnologia da Informação (TI) assume, hoje, um novo papel dentro das empresas. Ela se tornou estratégica e fundamental aos negócios. Para entender essa mudança, vamos explicar qual a importância da TI para a sua empresa. Confira!
A importância da TI na empresa
Imagine que você saiu de casa sem o celular e só percebeu quando chegou ao trabalho. Ou então um problema na rede faz a internet cair na empresa. É quase impossível saber como será o seu dia sem essas tecnologias, certo?
A importância de uma área de Tecnologia da Informação é deve ser encarada como equivalente ao do setor administrativo de uma empresa. É por isso que esse setor tem desempenhado um papel cada vez mais importante no meio corporativo.
A TI envolve todos os setores de uma organização, seja por meio de dados, softwares sistemas ou programas. Essas ferramentas geram inúmeras melhorias para a empresa.
A utilização de sistemas de PABX, por exemplo, pode contribuir na melhoria da comunicação e otimização da rotina de trabalho.
Benefícios da TI dentro da empresa
Com as constantes melhorias da Tecnologia da Informação e a evolução de novas soluções e aplicações que agregam valor aos negócios, cada vez mais as empresas estão se modernizando e implantando a tecnologia em seu dia a dia. Portanto, a TI é indispensável para elas. Ainda não está convencido? Confira alguns benefícios que a TI oferece:
Aumento da produtividade
Programas e softwares implantados pela TI eliminam diversas rotinas manuais, o que torna as atividades mais estratégicas, ágeis e precisas.
Redução de custos
Há quem acredite que os investimentos em tecnologia representam um custo a mais para a empresa. Pelo contrário, quando a TI e a gestão da empresa estão bem alinhadas, os custos com as ferramentas, sistemas e equipamentos serão feitos de forma planejada e organizada.
Futuramente, o aumento da produtividade e os resultados vão compensar os gastos. Isso sem contar que os erros vão diminuir e as despesas com outros recursos não vão precisar existir.
Segurança
Essa é a principal contribuição pelo setor de TI, afinal, ele protege dados empresariais e pessoais. Como no caso de um banco que precisa manter os dados pessoais dos clientes em segurança, a TI é muito importante para proteger essas informações.
Além disso, os dados podem ser salvos na computação em nuvem para garantir que nenhuma informação se perca em um único aparelho, por exemplo.
Otimização da comunicação
Novas ferramentas proporcionam maior comunicação entre funcionários, gestores, fornecedores e clientes de maneira rápida e eficaz.
Além desses benefícios, o setor de tecnologia da informação oferece outros, como a garantia de entrega de um produto ou serviço dentro do prazo, aumento da produtividade e do lucro, otimização no setor de atendimento, melhora nos resultados, entre outros.
O papel da equipe de TI
As equipes de TI desenvolvem cada vez mais soluções para atender às demandas empresariais. Elas analisam os sistemas organizacionais de diversos setores, como os recursos humanos, tecnológicos, operacionais e financeiros e preparam mudanças para otimizar o tempo e a produção de cada área.
Se antes essa equipe precisava estar fisicamente na empresa para resolver problemas de TI, hoje eles podem trabalhar remotamente de qualquer lugar e ainda assim solucionar o que for necessário. Se precisar, enviam uma equipe para verificar possíveis danos físicos ao sistema.
É por isso que a maioria das empresas terceirizam os serviços de TI. Dessa forma, é possível otimizar custos com funcionários e contar com uma equipe de especialistas disponíveis o tempo todo.
A Omega Digital oferece o serviço de terceirização de TI para te ajudar na otimização das tecnologias do seu negócio. Entre em contato para saber mais!
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário! Caso queira receber mais informações, assine a nossa Newsletter ou nos acompanhe nas redes sociais.